Compartilhar:

Notícias

Missão Municipalista #8

21 de Fevereiro de 2024
Anterior Próximo

O município de São Lourenço do Sul recebeu nesta terça-feira (20/02) o oitavo encontro da Missão Municipalista, projeto de interiorização da Famurs na gestão presidida pelo prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais dos 40 municípios que compõem as Associações dos Municípios da Zona Sul, da Costa Doce e da Região Sudoeste do Estado, acompanharam, ao longo do dia, painéis com temas de interesse regional.

Na abertura do encontro, o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, destacou que a Missão Municipalista tem o objetivo de aproximar a entidade dos prefeitos. Ele relatou que vivemos em um estado com muitas regiões, realidades, demandas e matriz econômica diferentes, por isso é tão importante sair da sede e vivenciar o dia a dia das cidades do interior do RS. “Com isso, nós conseguimos compreender melhor quando se fala em alguns temas. Ontem passamos por um pedágio de R$ 19,60, um valor fora da realidade. Essas questões só entendemos quando estamos no local, por isso queremos dialogar e fazer o nosso papel institucional e politico da entidade, onde possamos estar junto com os municípios, fazendo coro às demandas locais”, explicou. 

O presidente da Azonasul e prefeito de Chuí, Marco Antonio Vasque, ressaltou a bela iniciativa da Famurs, que vem defendo os interesses da ampla maioria. Em sua fala, a respeito dos pedágios na região, ele afirmou que o problema não está no valor, mesmo que abusivo, mas na falta de investimentos nas rodovias concedidas, lembrando de diversos trechos com obras não finalizadas. Vasque afirmou que se não houver mudanças, a associação vai buscar a Justiça. 

O presidente da Acostadoce, Luiz Renato Mileski Gonczoroski, também prefeito de Mariana Pimentel, reforçou em sua fala que os municípios e associações precisam trabalhar unidos, pois juntos têm mais forças e condições de conquistar mais investimento e retorno para os municípios localizados no sul do estado. 

Anfitrião do evento, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, enfatizou em sua fala a necessidade de que a Famurs se integre na pauta sobre a redução dos pedágios nas regiões, pois o transporte de carga e a parte turística são seriamente prejudicados pelos altos valores cobrados. Declarou, ainda, que os gestores precisam se posicionar firmemente para mudar essa realidade. Na oportunidade, Härter também frisou o atendimento ruim da CEEE Equatorial, especialmente na parte rural, em que moradores estão se sentindo abandonados. Ele destacou que a falta de energia é ruim para o desenvolvimento da produção, contabilizando diversos prejuízos nas propriedades rurais. 


Mais Notícias